sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Notas de Formação 6

Notas de Formação
Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco (TSSF)
Região do Brasil

A série Notas de Formação destina-se aos formandos da TSSF para estimular a conversação e a reflexão entre os companheiros de formação, seja em grupo ou individualmente com um companheiro espiritual ou sacerdote. Para obter o máximo dessas Notas, mês-a-mês, aconselhamos anotar suas reflexões pessoais em um diário. (Adaptado das Notas de Formação da Província Ásia-Pacífico com permissão.)

Lição 6
Francisclarianos (as): 
Seguidores (as) de São Francisco e Santa Clara

O que há neste estudo?

Retornamos à história com uma breve vista geral das Ordens Franciscanas, em particular exploramos os padroeiros e fundadores da Terceira Ordem. 

Para começar a explorar:

1.     Na sua opinião, é possível que alguém seja um seguidor de São Francisco e Santa Clara sem pertencer a uma Ordem formal? Qual a vantagem de pertencer a uma ordem para um seguidor de São Francisco e Santa Clara?

2.     Parece haver uma tensão incorporada nas três Ordens entre um seguimento radical de São Francisco e Santa Clara na pobreza e ação e uma maneira mais moderada de ser um seguidor. Que aspectos da vida francisclariana são essenciais para sua vocação?

3.     Existem franciscanos históricos que você admira? O que franciscano captura a sua imaginação e por quê?

Ideia principal:

As pessoas tentaram seguir a Cristo na companhia de São Francisco e Santa Clara por 800 anos, e embora não é fácil seguir o seu exemplo, as pessoas continuam a tentar.


Fundadores e Padroeiros da Terceira Ordem

Francisco funda a Terceira Ordem
“Então, tomou consigo como companheiros a Frei Masseo e Frei Ângelo, homens santos. E se lançando a caminho como um raio, no ímpeto do espírito, sem olhar caminho ou atalho, chegaram ao castelo que se chama Cannara. E aí São Francisco pregou com tanto fervor e fez o milagre das andorinhas, que por uma ordem sua, se calaram, de tal modo que os homens e as mulheres de Cannara queriam ir atrás dele, abandonando o castelo. São Francisco, porem, lhes disse: "Não vos precipiteis e eu vos ordenarei aquilo que deveis fazer para a vossa salvação." E a partir dali, pensou em criar a Ordem Terceira, para promover universalmente a salvação de todos.”
(Atos do Bem-aventurado Francisco e dos seus Companheiros 16.14-17)

Elizabeth de Hungria (1231) Protetora da Terceira Ordem
Filha do Rei da Hungria, Elizabeth casou com um príncipe alemão aos 14 anos de idade. Embora fosse um matrimônio politicamente organizado, os dois se amaram de verdade, mas seu marido morreu seis anos depois. Durante o matrimônio, Elizabeth deu muito tempo e dinheiro do reino para caridade e para trabalho de hospital. Embora estivesse em profunda aflição, parentes medrosos de que ela esvaziasse a tesouraria do reino pelo seu trabalho de caridade tiraram ela de casa. Empenhada em dedicar o resto da sua vida a Deus, ela foi morar com suas crianças em circunstâncias muito duras em Marburg, onde renunciou à sua riqueza, se uniu à Ordem Terceira, se correspondeu abundantemente com Clara, e se doou aos cuidados com os pobres e doentes. Elizabeth é lembrada como a princesa que fez roupas para aqueles em necessidade e foi pescar para dar-lhes comida. Seu dia de festa é 19 de Novembro.
(Companheira Devocional, TSSF Brasil, 2015)

Louis IX (1270) Protetor da Ordem Terceira, personificou os ideais mais altos de regente cristão medieval. Já desde o início de seu mandato, Louis era o monarca ideal: sinceramente religioso, mas não fanático; imparcial e misericordioso em administrar a justiça, insistindo nos direitos de cada pessoa; estadista agudo e confiável. Ele pôde reconciliar o poder real com a grande simplicidade e pobreza de espírito. Acima de tudo, a qualidade que ele mais valia e que de fato ele possuía, era a integridade. Ele é honrado como luz brilhante da Terceira Ordem. Seu dia de festa é 25 de Agosto.   —Companheira Devocional, TSSF Brasil, 2015.

Padre Joseph (1979) Fundador da Ordem de São Francisco nas Américas.
Em 1919 Claude Crookston, como padre secular que servia como assistente na Igreja de São Lucas, Cincinnati, Ohio, tentou fundar uma comunidade franciscana e tomou o nome de Padre Joseph. A comunidade da Primeira Ordem falhou, mas a Terceira Ordem começou com sucesso. Mais tarde, enquanto servia como vigário da Igreja da Ascensão em Merrill, Wisconsin, Pe. Joseph reviveu a Ordem de São Francisco e ajudou a fundar as Clarissas Pobres. Eleito Ministro em 1924, Pe. Joseph serviu a Congregação Americana de Franciscanos até 1967. Pregador de missão dotado, ele estava ativamente envolvido no movimento anglo católico (Movimento Oxford). Ele morreu em 7 de março de 1979 em Little Portion Friary, a casa-mãe da Congregação Americana de Franciscanos localizada em Long Island, Nova York. 
(Companheiro Devocional, TSSF, 2015)

Uma Leitura de os Princípios

Dia Três - O Objetivo (continuação)
Jesus convoca aqueles que o querem servir a seguir o seu exemplo e a escolher para si o mesmo caminho de renúncia e sacrifício. Para aqueles que o ouvem e o obedecem ele promete a união com Deus. O objetivo da Sociedade de São Francisco é construir a comunidade daqueles que aceitam Cristo como seu Senhor e Mestre e que a Ele são dedicados em corpo e em espírito. Eles entregam suas vidas a Ele e ao serviço de seu povo. A Terceira Ordem da Sociedade consiste daqueles que, enquanto seguem as profissões comuns da vida, sentem-se chamados a submeter suas vidas, mediante votos, a uma disciplina definida. Podem ser homens ou mulheres, ordenados ou leigos, celibatários ou casados.

Explorando mais a fundo:
Uma breve história dos seguidores de São Francisco

Começos da Terceira Ordem
Na lição 4, lemos sobre Luchesio e Buonadonna, um casal que encontrou Francisco por volta de 1209 e queria seguir a Cristo imitando seu modelo enquanto mantinha suas vidas seculares. Em resposta, Francisco implementou a idéia que ele estava meditando desde a pregação em Cannara: Francisco fundou a Terceira Ordem. Foi revolucionário porque agora todos foram reconhecidos como iguais em importância espiritual - homens e mulheres, casados ​​e celibatos, reis e indigentes, clérigos e leigos. A Ordem Terceira Franciscana em todas as suas manifestações tornou-se a maior ordem religiosa do mundo.

Enquanto isso, os Irmãos de 1226 em diante
Durante os primeiros cem anos de sua história, os Irmãozinhos experimentaram uma tensão fundamental entre os “espirituais” e os “relaxati.” Os "espirituais" queriam seguir São Francisco ao não possuir propriedades e, literalmente, viver do dia a dia. Eles tendiam a favorecer viver em ermitações fora das cidades, como Francisco havia feito na Portiuncula.
Os irmãos mais "relaxados" queriam viver em conventos dentro das cidades muradas. Eles queriam fazer conhecer a Francisco pela pregação, e para isso eles construíram igrejas; e para suas missas diárias eles precisavam de livros caros, acessórios de comunhão, sacerdotes e edifícios seguros.
O ideal de não possuir propriedade foi contornado por ter outros como proprietários técnicos, enquanto os Irmãos eram beneficiários efetivos dos conventos e igrejas.
Os irmãos elegeram o estudioso Boaventura de Bagnoregio (1221-1274) como seu sétimo ministro geral na esperança de que ele pudesse fechar a lacuna entre os dois grupos, mas, enquanto sua autoridade pessoal carregava um peso considerável, a Ordem continuava a frustrar quem tinha a melhor idéia de ser um seguidor de Francisco.
O Papa Leão no século XIX voltou a unir os Irmãos Católicos em três grupos: OFM (Ordem dos Frades Menores), OFM Conv (Conventuais) e OFM Cap (Capuchinhos).

Seguidores ingleses de Francisco
Os franciscanos chegaram pela primeira vez à Inglaterra em 1224, mesmo antes da morte de São Francisco. Eles rapidamente estabeleceram casas em Canterbury, Oxford e Cambridge, e se tornaram conhecidos, de seus hábitos, como os Greyfriars. Os frades franciscanos estavam no séquito de reis desde Henrique III, além de serem populares entre os ingleses comuns.
Todos os mosteiros, incluindo todas as casas franciscanas e a Terceira Ordem, foram violentamente dissolvidos às ordens do rei Henrique VIII de 1536 a 1541. Muitos partiram para o continente; outros se tornaram padres anglicanos; muitos simplesmente abandonaram por completo a vida religiosa.

Vida religiosa anglicana
Nos primeiros 300 anos após a Reforma, as ordens religiosas na igreja inglesa eram quase inexistentes. O Renascimento Católico, ou Movimento de Oxford, na década de 1830, redescobriu a vida religiosa, bem como um senso de missão. A Sociedade de São João Evangelista, fundada em 1866, foi a primeira comunidade religiosa de homens na Igreja da Inglaterra. As ordens religiosas gradualmente desenvolveram na igreja, refletindo uma variedade de vida religiosa em comunidade e a diversidade da comunhão anglicana.
A Sociedade da Divina Compaixão foi fundada em 1894 e os membros viveram uma vida de pobreza e oração enquanto ministraram aos moradores de favelas do East End de Londres. Edward Kelly Evans se juntou a esta sociedade em 1911 e foi conhecido como o irmão Giles. Em 1921, Douglas Downes (Irmão Douglas) e Giles assumiram a Flowers Farm em Hilfield, Dorset, que tinha sido oferecido gratuitamente durante doze meses e ministraram aos desempregados que vagavam pelas estradas. Outros se juntaram a eles e em 1931 foram constituídos uma comunidade religiosa.
Assim começou a Irmandade de São Francisco. Em tempo, em 1937, várias outras fraternidades franciscanas se juntaram à Irmandade de São Francisco e a grupos de Terciários para formar a Sociedade de São Francisco.

Franciscanos nas Américas
Aprendemos sobre o fundador da Ordem Franciscana nas Américas, Pe. Joseph, acima. Em 1929, Padre Joseph e os irmãos da Primeira Ordem se mudaram para Little Portion Friary, Mount Sinai (Long Island), Nova York, que se tornou a casa-mãe da Congregação Americana de Franciscanos. O Padre Joseph criou uma Terceira Ordem leal e solidária sob a liderança e governança da Primeira Ordem. Por sua vez, a generosidade dos terciários permitiu que as comunidades da Primeira e Segunda Ordem sobrevivessem espiritualmente e financeiramente.
A Terceira Ordem (TSF) da Congregação Americana de Franciscanos se uniu com a Terceira Ordem (TSSF) da Sociedade Britânica de São Francisco em 1967. Com a fusão, a experiência TSF foi enxertada nos Princípios TSSF originalmente desenvolvidos na década de 1920 em Índia. Na Índia, um grupo de cristãos anglo e indianos, casados ​​e solteiros, clérigos e leigos, criaram uma comunidade, Christa Seva Sangha - a Comunidade do Amor de Cristo. Um padre inglês, Jack Winslow, começou esse grupo onde os membros viviam juntos como uma família. Um dos seus líderes, Pe. Algy (calendário da Terceira Ordem, 23 de novembro) ficou doente e teve que retornar à Inglaterra, trazendo consigo os princípios e sonhos de Christa Seva Sangha para o Ocidente.

A Sociedade de São Francisco
A Sociedade hoje é composta por três Ordens: A Primeira Ordem consiste dos Irmãos da Sociedade de São Francisco (SSF) e das Irmãs da Comunidade de São Francisco (CSF); A Segunda Ordem inclui as Irmãs da Comunidade de Santa Clara (CSCI); E nós somos os Irmãos e Irmãs da Terceira Ordem (TSSF). A Primeira e a Segunda Ordem consistem em pessoas que vivem juntas em comunidade, e a Terceira Ordem compreende homens e mulheres nos caminhos comuns da vida que vivem em uma "comunidade de dispersão."
A Sociedade de São Francisco, Terceira Ordem, consiste atualmente em uma família de 5 províncias em todo o mundo: a Província das Américas, a Província Européia, incluindo Hong Kong, a Província da Ásia-Pacífico, a Província do Pacífico e a Província da África . Enquanto cada província exerce seus próprios estilos regionais, todos nós vivemos pela mesma Regra Comunitária (os Princípios, a Constituição e a Ordem de Admissões).

TSSF no Caribe e América do Sul
Desde a década de 1950, nossa Província incluiu membros do Canadá, mas não foi até 1976 que a Ordem começou a chegar ao sul para incluir membros primeiro no Caribe e depois na Colômbia, Equador, México, Honduras e Guiana.
Em 2003, a Província das Américas recebeu a Ordem Brasileira de São Francisco (OSF) com a assinatura de uma concordata, posteriormente ratificada em 2005 pelo órgão governamental mundial do TSSF, IPTOC, o Capítulo Inter-Provincial da Ordem Terceira. Atualmente, a Região do Brasil da Terceira Ordem (TSSF Brasil) funciona como uma Região semi-autônoma com liderança local sob a jurisdição da Província das Américas.
Ao longo dos últimos dez anos, continuamos a ampliar e expandir nossa associação. Existem membros professos episcopais/anglicanos, ou pessoas em formação, de vários países latino-americanos. Estamos trabalhando ativamente para expandir nossa presença na população hispânica e encontrar maneiras de colmatar as barreiras linguísticas e culturais que nos dividem. O que você tem aqui é apenas os anos de infância e adolescência da nossa história. Para saber mais sobre a nossa história (em inglês), vá para o nosso site, tssf.org, Recursos e Links, e depois para História da Província das Américas.

 Para Reflexão

1.     Por que a história mostra tensões contínuas entre diferentes seguidores de São Francisco e Santa Clara? Entre franciscanos e o domínio secular? Que tensões você experimenta entre sua vocação franciscana e sua vida secular?

2.     Ao longo da história, quais elementos unem os seguidores de São Francisco e Santa Clara? Entre franciscanos e o domínio secular? O que na sua vocação franciscana unifica a sua vida inteira?

3.     Quais são as ações que você pode tomar para ser um exemplo de vida franciscana e também para dar a conhecer o entendimento de São Francisco sobre como seguir a Jesus?

Mais leitura - se te sentires levado
(Ser Franciscano NÃO é ler mais livros!)

Online:
http://www.anglicanfranciscans.org/ - Informações, em inglês, sobre as três Ordens da nossa Sociedade de São Francisco. Informações básicas sobre St Francis e St Clare estão em http://www.anglicanfranciscans.org/about.html.
http://www.franciscansinternational.org/. A Terceira Ordem apoia o trabalho de Franciscans International, uma voz franciscana nas Nações Unidas.
Livros (em inglês, se você conhece livros sobre a história da ordem franciscana, especialmente no Brasil, informe-nos!)

Petà Dunstan, This Poor Sort: A History of the European Province of the Society of St Francis, Darton, Longman and Todd, 1997.
Sister Joyce, CSF, Walking in the Footsteps of Christ: the historical documents of the Society of St Francis, Hilfield: Society of St Francis, 2003. Também chamado “The Book of Roots”.  Pode encontrar no Web: http://www.tssf.org.uk/attachments/article/306/Walking%20in%20the%20Footsteps%20of%20Christ.pdf
Raffaele Pazzelli, Saint Francis and the Third Order: the Franciscan and pre-Franciscan penitential movements, Chicago, IL: Franciscan Herald Press, 1989.
Brockmann, John R., TSSF, The First 100 Years in the Americas: 1917 - 2017: Third Order Society of St. Francis, March 20, 2017.
Por Barbara Bennett

Nenhum comentário:

Postar um comentário