TSSF

TSSF - Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco

Somos TSSF, somos parte da Sociedade de São Francisco, que é a expressão anglicana da vida franciscana e clariana e começou em 1937 em Cerne Abbas, Dorset, Inglaterra, da fusão da Fraternidade de São Francisco de Assis com a Fraternidade do Amor de Cristo, para formar a Primeira Ordem da Sociedade de São Francisco.

Em 1967, esta Primeira Ordem uniu-se com a comunidade correspondente na Igreja Episcopal dos Estados Unidos da América, a Ordem de São Francisco que tinha sido fundada em 1919 (sob o nome de Ordem dos Irmãos Pobres de São Francisco da Congregação Americana de Franciscanos).

Desde 1964, as irmãs da Comunidade de São Francisco, fundada em 1905, formaram uma parte constituinte da Sociedade, e em 1973 foram reconhecidas como as Irmãs da Primeira Ordem da Sociedade de São Francisco.

A Segunda Ordem da Sociedade tem incluído duas irmandades: desde sua fundação, em 1947, na Inglaterra, a clausurada Comunidade de Santa Clara e, desde 1969 até seu fim em 2000, uma comunidade correspondente nos Estados Unidos da América, a Ordem das Clarissas Pobres da Reparação, fundada em 1922. Desde 1996 até sua desativação em 1999, a Comunidade de Clara em Austrália era reconhecida como uma comunidade da Segunda Ordem em formação.

A Terceira Ordem, consiste em homens e mulheres em vida secular, e começou quando as primeiras comunidades franciscanas foram fundadas nas diferentes partes da Comunhão Anglicana. A Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco tem existido desde o início da Sociedade mesma. 

A Sociedade de São Francisco inclui:
Irmãos da Primeira Ordem;
Irmãs da Primeira Ordem;
Irmãs da Segunda Ordem;
Irmãs e Irmãos da Terceira Ordem. 

Os irmãos da Primeira Ordem são chamados de Sociedade de São Francisco (SSF);
As irmãs da Primeira Ordem são chamadas de Comunidade de São Francisco (CSF);
As irmãs da Segunda Ordem são chamadas de Comunidade de Santa Clara (OSC);
Os Irmãos e Irmãs da Terceira Ordem são chamados de Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco (TSSF).

A Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco é uma ordem religiosa anglicana / episcopal para pessoas de todos os tipos (solteiras ou casadas, leigas ou ordenadas) que vivem de acordo com os princípios franciscanos “no mundo”.

Pessoas franciscanas e clarianas podem ser encontrados em muitos lugares e em muitas denominações cristãs diferentes. Embora possamos variar de costume e tradição, temos muitos valores em comum. Esses valores comuns são expressos em Elementos da Unidade Franciscana, uma declaração do Comitê Conjunto da Unidade Franciscana.

A Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco, faz parte da Comunhão Anglicana mundial e no Brasil faz parte da Província das Américas, que inclui os continentes da América do Norte e do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário