domingo, 9 de junho de 2019

Notas de Formação - Lição 14

Notas de Formação
Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco de Assis (TSSF)
Região do Brasil - TSSF Brasil

A série Notas de Formação destina-se aos formandos da TSSF para estimular a conversação e a reflexão entre os companheiros de formação, seja em grupo ou individualmente com um companheiro espiritual ou sacerdote. Para obter o máximo dessas Notas, mês-a-mês, aconselhamos anotar suas reflexões pessoais em um diário.

Nesta postagem no blog Claras e Franciscos segue a Lição 14
Desejamos a todos e todas uma boa leitura.

Lição 14: Personalizando a Regra Básica da Vida:Dos Princípios: 7. A Terceira Forma de Serviço: O Trabalho (Dias 19 e 20)

O que há neste estudo?
Esta lição explora o terceiro caminho de serviço, o trabalho. Vamos explorar como Francisco e Clara encontraram suas vocações, como você pode reconhecer seu trabalho em particular e o que significa “modo santo de trabalhar”.
 
Para começar a explorar:
 1. Nossa Regra enfatiza um equilíbrio entre oração e estudo, e como ambos levam à ação (trabalho). Como a oração e o estudo impactam o modo como você expressa os valores francisclarianos?
2. Que comunidades ao seu redor estão engajadas em um trabalho que lhe interessa? Como você desenvolveu ou vai desenvolver um relacionamento com eles?
3. Jesus fez o bem, curou, pregou boas novas aos pobres e ligou os de coração partido. A que ação você está sendo chamado para praticar no mundo?

Da Regra Básica para Postulantes
A Terceira Forma de Serviço: O Trabalho (Dias 19 e 20)
    Reconhecendo que o trabalho toma uma variedade de formas, seculares e religiosas, procurarei fazer a obra de Deus em tudo que fizer com humildade, amor e alegria.
    Estarei ciente de que, onde ao meu redor a ajuda se fizer necessária, vou orar sobre a maneira de como responder.
    No trabalho, procurarei tornar conhecido o amor de Cristo, espalhar a harmonia e modelar a simplicidade.

Aprendendo com as Fontes Franciscanas

As opiniões de Francisco sobre a maneira de trabalhar
Os Irmãos aos quais o Senhor deu a graça de trabalhar, trabalhem fiel e devotadamente. Assim, excluído o ócio, inimigo da alma, não extingam o espírito da santa oração e devoção, ao qual devem servir todas as coisas temporais. Quanto à retribuição do trabalho, recebem humildemente para si e seus Irmãos o que for necessário ao corpo, exceto moedas ou dinheiro, e isso como convém a servos de Deus e seguidores da santíssima Pobreza.    A Regra Bulada (RB), Capítulo V
                                                                      
Na hora da morte, Francisco exorta os irmãos a discernirem seu próprio chamado
Ao chegar [à Porciúncula], a fim de mostrar pelo exemplo da verdade, que não tinha nada em comum com o mundo, prostrou-se todo despido no chão nu, com fervor de espírito, apesar da grave enfermidade que terminava com todo o sofrimento. A fim de lutar nu com nu, até neste hora extrema, em que o inimigo pudesse revoltar-se. Deitado assim por terra, retirada a veste de saco, levantou, como de costume, o rosto para o céu, e tendendo todo para aquela glória, cobriu, com a mão esquerda, a chaga do lado direito, para ninguém ver; e , assim, falou para os frades: “Eu fiz o que é meu, que Cristo vos ensine o que é vosso.”.  —São Boaventura, Legenda Maior XIV:3

Clara sobre a maneira de trabalhar
            As Irmãs, às quais o Senhor deu a graça de trabalhar, após a Hora de Terça, trabalhem fiel e devotadamente num trabalho honesto que pertença à comum utilidade, do modo que excluído o ócio, inimigo de alma, não extingam o espírito da santa oração e devoção, ao qual devem servir todas as coisas temporais.             —A Regra de Santa Clara, Capítulo VII:1-2

Clara sobre a simbiose do trabalho e da oração
Reza e vigia continuamente e completa, com solicitude, a obra, que bem começaste, realizando, na santa Pobreza e com humildade sincera, o ministério que assumiste. Não te apavores, filha, Deus, fiel em todas as suas palavras e santo em todas as suas obras, há derramar sobre ti e sobre tuas filhas a sua bênção. Ele será vossa ajuda e o melhor dos consoladores. É nosso Redentor e nossa recompensa eterna. Roguemos a Deus reciprocamente por nós, pois assim, carregando o ônus da caridade, uma pela outra, com leveza, cumpriremos a lei de Cristo! Amém!  —A Carta para Ermentrude de Bruges, 13-17
Uma Leitura de os Princípios
Dias Dezenove e Vinte – A Terceira Forma de Serviço: O Trabalho
Jesus tomou sobre si a forma de servo. Ele veio não para ser servido, mas para servir. Ele andou por toda parte fazendo o bem: curando os doentes, pregando as boas novas aos pobres e trazendo esperança para os desvalidos. As terciárias e os terciários se esforçam para servir ativamente aos outros. Eles procuram encontrar expressão para cada um dos três propósitos da Ordem em suas vidas, e sempre que possível ajudam concretamente a outros que estejam engajados em trabalhos semelhantes. A principal forma de serviço que os terciários e as terciárias têm para oferecer é refletir o amor de Cristo, que, em beleza e poder, é a inspiração e a alegria de suas vidas.

Explorando mais a fundo

O trabalho de Francis e Clara
Antes de sua conversão, São Francisco era um vendedor, Santa Clara, uma nobre. O jovem Francisco vendeu tecidos na próspera loja de tecidos do pai; a jovem Clara se envolveu na vida familiar com um interesse especial em oração e bordado. Ambos eram carismáticos, membros da corte das classes superiores de Assis. Ambos foram dedicados ao seu trabalho, eles foram focados e bem sucedidos porque o seu trabalho complementava os seus dons particulares. Quando Francisco e Clara responderam ao chamado do Senhor, levaram essas mesmas qualidades para promover a mensagem do Evangelho. Eles manifestaram o Evangelho da mesma maneira que Francisco exibia tecidos e Clara emulava luz. Eles fizeram isso tão bem que milhões de pessoas ainda estão entusiasticamente comprando sua “marca” particular de vida evangélica, a mais de 800 anos depois. O que eles fizeram é menos importante do que como se aplicaram ao seu trabalho. Francisco, o vendedor de roupas, usava comportamento arrojado e entusiasmo contagiante; Clara, a determinação doméstica usada, pacificada com genuína doçura. Mas estes não eram comportamentos fabricados; ambos viviam fiéis a si mesmos e é isso que fecha a venda. Francisco e Clara usaram seus talentos e habilidades dados por Deus para seguir o Evangelho com ainda mais ardor do que em suas vidas seculares. As pessoas através dos tempos não podem deixar de se sentir atraídas por esse magnetismo!
A “maneira sagrada de trabalhar” e a vivência da vocação exigem que apliquemos quem somos e nossas habilidades e dons aos negócios de Deus. Não é o que fazemos, mas o que trazemos para o nosso trabalho o que é importante. Francisco e Clara não adotaram a imagem de um religioso fornecida por outro; cada um deles, a grande risco, através da vulnerabilidade e com determinação, tornou-se cada vez mais autêntico para si mesmo. Foi o dom de si mesmo de Francisco e Clara que fez a diferença e capturou a imaginação do mundo.

Discernindo nosso trabalho particular
Francisco perguntou a Deus “o que você quer que eu faça?”. Deus respondeu: “Vá e reconstrua a minha igreja que, como você pode ver, está caindo em ruínas”. E Francisco se propôs a fazer exatamente isso, literalmente ao princípio. Clara perguntou a Francisco “o que devo fazer?” Francisco aconselhou Clara a deixar tudo e sair em fé. Uma noite de domingo de ramos, Clara escapou de casa para fazer exatamente isso. Claro, ambos estavam errados e certos à mesmo tempo em seus esforços iniciais. Errado porque eles deveriam fazer mais do que aquilo que inicialmente apareceu (Francisco reconstruindo a igreja, tijolo a tijolo, Clara se unindo a Francisco e aos irmãos); certo porque eles partiram no caminho certo da oração (ouvindo) e estudando, e então seguindo o exemplo de Deus da melhor forma que puderam.

Lemos acima que São Francisco, em seu leito de morte, disse: Eu fiz o que é meu, que Cristo vos ensine o que é vosso.” Com a sua morte, Santa Clara teve a mesma clareza confiante de que ela também fizera o que era dela para fazer. Suas palavras de despedida foram uma bênção sobre si mesma: “Saia em paz, pois você seguiu o bom caminho. Saia sem medo, pois Aquele que te criou te santificou, sempre te protegeu e te ama como mãe ”. Mas como podemos saber o que é nosso a fazer? Qual é o nosso trabalho particular para promover o reino de Deus neste planeta frágil? São Francisco pediu a Deus, Santa Clara fez a Francisco estas perguntas. E eis a nossa primeira pista: começamos com a oração e ouvindo os outros e as escrituras.

É difícil saber o que é nosso a fazer, e muito menos identificar um certo compromisso com nosso trabalho em nossa Regra de Vida Pessoal. No passado, as pessoas nasceram em seu papel. Francisco nasceu em ser lojista; Clara nasceu na vida da nobreza. Hoje, enquanto ainda nascemos em uma certa cultura e com certas oportunidades e obstáculos, no geral, nossa escolha de trabalho é um livro aberto. O trabalho é uma área ampla porque inclui nossos empregos e nossos ministérios, que podem ser iguais ou diferentes. Podemos já estar engajados em nosso caminho de ação no mundo, mas precisamos ajustar nossa atitude ou maneira de trabalhar para fazer nosso trabalho secular de maneira caridosa.

Caminho de Ação em Quatro Estágios
O psicoterapeuta e professor de yoga Stephen Cope oferece um útil caminho de ação de quatro etapas em seu livro A Grande Obra de sua Vida, abordando as duas questões:
- Qual é a minha responsabilidade de agir em face do quebrantamento do mundo?
- Como decido o que fazer?
 
1. Discerne seu chamado
Pergunte:
   O que eu sou chamado para fazer?
   Quais são meus dons e habilidades particulares?
   Para onde minha experiência de vida me levou?
   Como faço do meu trabalho um resultado natural da minha oração e estudo?

Comece seguindo o exemplo de Francisco, pedindo a Deus que lhe mostre o que você deve fazer. Mergulhe profundamente em a conexão que você tem com o Divino. Recue, medite, ore, estude. Permita que a lama assente para que você aja de uma mente clara e depois pergunte:

A. O que me acende o coração?
Faça uma lista do que lhe traz alegria e o que o fascina e por quê. Cavar em profundidade e explorar.
B. O que sinto é o meu dever mais profundo no mundo agora?
Esta é uma questão interna que busca o seu "dever" pessoal auto-imposto, ou o que faria você se sentir auto=traído se não o fizesse. Tenha cuidado para não confundir seu dever pessoal com expectativas externamente impostas pela família, amigos ou pelo mundo. Não há melhor exemplo do que Francisco e Clara de conhecer o seu dever interno.
C. Quais são os desafios que estou enfrentando agora?
Os desafios podem ser pessoais ou sociais. Esse desafio pode ser um discernimento. Você pode ser chamado a dedicar todo o seu esforço contra esse desafio, vivendo com câncer, por exemplo. Aceite o desafio como um projeto ou chamado.
Nomear o que faz arder seu coração, seu dever e seus desafios é uma poderosa primeira pegada.

Cuidado: Deixe o romance de lado. Você não precisa sair de onde está agora ou do seu trabalho atual. Seu chamado provavelmente está bem na sua frente. Através da oração, ouvindo (a Deus, a si mesmo e aos outros) e estudando, tente abolir o excesso de bagagem que causa confusão ou dúvida e concentrar-se no seu desejo mais profundo.

2. Ação unificada
Nosso trabalho é o material da nossa vida. Não é uma parte separada do dia, mas ocupa todo o tempo de vigília do dia. Os pequenos momentos de bondade, um abraço, um sorriso, um ouvido atento, muitas vezes são a maneira mais negligenciada, porém significativa, de ajudar a uma irmã ou a um irmão.
Traga tudo o que você tem para a mesa. A autora Annie Dillard coloca dessa maneira: “gaste tudo, atire, jogue, perca, tudo, imediatamente, toda vez. Não acumule o que parece bom para mais tarde [tempo]; dê, dê tudo, dê agora.

Faça uma lista com três categorias, e em cada categoria liste 5 palavras:
   Que você sabe sobre o que você é chamado para fazer.
   Do que está sobrando e precisa ser recortado.
   Do que você precisa fazer para se preparar ou se educar.
O que você escolhe não fazer é tão importante quanto o que você faz. Abra mão do que não é essencial e segure o que convida. Arrisque-se e pule do penhasco para os braços de Deus. Dar o salto é essencial. Jogue fora a segurança e os suportes que mantêm você complacente. O que pode ter sido bom no passado pode não ser mais útil, pode ter vencido. Pode ser hora de deixar ir e passar para o novo. E então aprenda o máximo que puder sobre como viver plenamente seu trabalho como servo cristão, respondendo ao chamado de Deus para o benefício dos outros.

3. Deixe de lado o resultado, abandone a fruta
Como Deus usa você não é da sua conta. A realização não tem nada a ver com o reconhecimento. Esticar-se para o sucesso ou reconhecimento é avareza. Aguentar não nos ajuda a dominar nada. As grandes figuras são geralmente vistas como fracassos em vida. Jesus é exemplar. Ele morreu, um fracasso. Se você está fazendo a sua parte, o resto mantem sua integridade, não importa o quão mundano ou simples o trabalho possa parecer. Considere as palavras de Thomas Merton:
Não dependa da esperança de resultados. Quando você está fazendo o tipo de trabalho que você assumiu, você pode ter que encarar o fato de que seu trabalho será aparentemente sem valor, nem mesmo alcançar nenhum valor, se não, talvez, resultados opostos ao que você espera. Ao se acostumar com essa ideia, você começará a se concentrar cada vez mais no valor, na correção e na verdade do próprio trabalho.

Assim sendo:
   Aspirar a seguir a Jesus e fazer o bem.
   Desenvolver uma prática deliberada de oração e estudo; estes trarão excelência.
   Organize toda a sua vida em torno dos três objetivos da Ordem: tornar nosso Senhor conhecido, espalhar amor e harmonia e viver simplesmente.
   Tenha a audácia de colocar em prática os valores do Evangelho no local de trabalho.
   Celebre seu trabalho como o presente precioso que é e dê graças.

4. Entregue tudo para Deus
Temos que sair do caminho para permitir que Deus trabalhe. Ser "especial" nos torna separados, em vez de conectados. Compartilhamos um Pai/Mãe, somos irmãos e irmãs, todos nós. São Francisco e Santa Clara entenderam isso. Eles sabiam que a família de Deus incluía todos os seres, que somos irmãos com irmão verme, com irmão ar, com irmão fogo, com irmã água. O chamado é sermos nós mesmos. Dê tudo de si a Deus e permita que Deus guie suas ações:
   Seja porta-voz de Deus
   Seja Cristo
   Não eu, mas Deus
   Viva no fluxo do amor

"Humildade, amor e alegria ... são todas graças dadas por Deus" (Os Princípios, Dia 30). Santos Francisco e Clara consideraram o trabalho uma graça junto com a oração e pregação. Não os merecemos; são presentes. Nosso trabalho, como servos de Deus, expressa humildade, amor e alegria.

Ministério em Ação
Eis alguns exemplos de ministério em ação, ou pessoas que trazem o todo de si para o seu trabalho:
   Alícia , uma executiva de banco, trata seus funcionários de forma justa e os capacita como jogadores de equipe que atendem às necessidades financeiras de seus clientes.
   Luis trabalha em uma loja de utilidades. Ele cumprimenta seus clientes com prazer, ajuda-os a encontrar o que eles estão procurando e envia uma oração de flecha para cada um deles quando eles saem da loja.
   Mariana, desempregada, leva dois sacos de lixo em suas caminhadas para coletar lixo e materiais recicláveis ​​nas ruas da cidade.
   Tiago, um pai que fica em casa, manifesta amor a seus filhos ensinando-os a amar os outros.
   Sheila, com deficiência médica, é casada. Ela reza. Ela intercede pelas necessidades do mundo, da igreja e dos membros da Terceira Ordem. Ela escreve mensagens aleatórias de bondade para os indivíduos no diretório da TSSF e os convida a compartilhar suas necessidades de oração para que ela concentre suas orações.
   Antonio, um fazendeiro, tem o cuidado de que seus animais sejam bem alimentados e confortáveis ​​enquanto trabalham e descansam; e reza sobre suas colheitas durante a agricultura. É o seu jeito de rezar sem cessar.
   Melodia dedicou seus dias para servir os pobres livremente, sem julgamento.

Agora você:

   ____________________________ (preencha seu nome e explique brevemente).

Refletir
1. O que as pessoas disseram sobre os pontos fortes e fracos de você?
2. Como o trabalho atual de você (remunerado ou voluntário) reflete a humildade, a alegria e o amor de um francisclariano? Como Deus usa os dons de você no serviço aos outros? Se você luta com essa questão, o que precisa acontecer para conciliar sua vocação francisclariana e seu trabalho?
3. Que ações o ajudam a expressar os três objetivos de tornar nosso Senhor conhecido, espalhar amor e harmonia e viver com simplicidade?

Personalize sua regra

Depois de lutar com esta lição, que mudanças ou acréscimos você pode fazer para 7. A Terceira Forma de Serviço, o Trabalho, da Regra Básica da Vida (ou para 8. o Trabalho se você está vivendo pela regra tradicional de 9 pontos) para torná-la mais adequado às suas circunstâncias particulares? O que você precisa fazer a fim de guardar o tempo dado para estudar? Discuta com seu companheiro espiritual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário