Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco de Assis (TSSF)
Região do Brasil - TSSF Brasil
A série Notas de Formação destina-se aos formandos da TSSF para estimular a conversação e a reflexão entre os companheiros de formação, seja em grupo ou individualmente com um companheiro espiritual ou sacerdote. Para obter o máximo dessas Notas, mês-a-mês, aconselhamos anotar suas reflexões pessoais em um diário.
Nesta postagem no blog Claras e Franciscos segue a Lição 13
Desejamos a todos e todas uma boa leitura.
Lição 13: Personalizando a Regra Básica da Vida:
Dos Princípios: 6. A Segunda
Forma de Serviço:
O Estudo (Dia 17 e 18)
O
que há neste estudo?
Esta lição explora o segundo caminho de
serviço, estudo. Vamos ver como o estudo é parte integrante do banquinho de
três pernas: oração, estudo e trabalho. Vamos olhar para os atributos e perigos
do estudo para a nossa formação francisclariana.
Para
começar a explorar:
1. Os
educadores reconhecem uma ampla gama de estilos de aprendizagem. Alguns
aprendem melhor sozinhos, outros em grupos. Alguns preferem aprendizado
prático, outros aprendem melhor lendo, ouvindo ou conversando. Qual é o seu
estilo de aprendizado preferido? Como você aborda seus estudos
francisclarianos?
2. O que
você leu sobre Francisco e/ou Clara? Como isso impactou sua visão deles como
pessoas e do seu mundo? Você recomendaria essa leitura para alguém que
estivesse procurando aprender mais sobre Francisco e/ou Clara?
3. O Dia 18
dos Princípios especifica o dever de contribuir, por meio de pesquisa e
redação, para melhorar nossa compreensão da missão da Igreja no mundo. De que
outras maneiras alguém pode contribuir para nossa compreensão da missão da
igreja no mundo? Como você se sente chamado a contribuir?
Da Regra Básica para Postulantes
✷
Usarei as Notas de Formação da Terceira Ordem e
materiais de estudo da tradição francisclariana. Em meu estudo, estarei aberto
para o que Deus está me revelando aqui e agora e como se aplica à minha vida
diária.
6. A Segunda Forma de Serviço: O Estudo (Dias 17
& 18)
✷
Por meio do estudo, ampliarei minha compreensão da
família francisclariana, das Escrituras, da Igreja, de outras tradições
religiosas e também de questões seculares.
✷
Quando descubro que sou ignorante em termos
substantivos, procurarei maneiras de aprender.
Aprendendo com as Fontes Franciscanas
As
opiniões de Francisco sobre homens instruídos que entram na ordem
Perguntado uma vez pelos frades, se lhe agradava que os letrados, já recebidos na
Ordem, se dedicassem ao estudo da Sagrada
Escritura, respondeu: “Agrada-me, contanto que,
porém, seguindo o exemplo de Cristo, que, como se lê, mais rezou do que leu, não
omitam o empenho pela oração, nem estudem
tanto para saber como devem falar, mas para pôr em prática o que tivessem escutado e, depois de praticá-lo, para proporem à prática dos outros. “Quero, disse, que meus frades sejam
discípulos do Evangelho e, assim, progridam no conhecimento da verdade, que cresçam
na pureza da simplicidade, a fim de não separarem a simplicidade das
pombas da prudência das
serpentes, que o Mestre exímio uniu com sua boca bendita”. —São Boaventura, Legenda Maior XI, 1:4
Aconselhamento de Francisco aos líderes da Ordem
“Depois da oração, [o líder] deve tornar-se disponível centralmente para possibilitar o acolhimento de
todos, , e ele deve responder a todos e prover a todos com caridade, paciência e mansidão. Ele não deve ser
favorito, de modo que ele se importe
menos com os simples e analfabetos do que com os instruídos e instruídas. Mesmo que lhe seja permitido o dom de aprender, ele deve suportar
ainda mais, em seu comportamento, a imagem de piedade, simplicidade, paciência e humildade, e nutrir essas
virtudes em si mesmo e nos outros, constantemente exercitando-os com paciência e inspirando outros a fazê-lo
mais pelo exemplo do que pelas palavras. ”
- Um Espelho da Perfeição do Estatuto de um Irmão Menor, Capítulo V, 80.
Clara sobre o espelho da perfeição
Que sendo esplendor da glória eterna, é candor da luz eterna e espelho sem mancha. Olha neste Espelho todos
os dias,
ó rainha, esposa de Jesus Cristo, e espelha nele sem
cessar, tua face, para, assim, te adornares toda, tanto interna quanto
externamente, vestida e cercada de belezas,
vestida também com as flores e o manto de todas as virtudes, como convém, filha
e esposa caríssima do Rei Supremo.
Neste Espelho, porém, refulge a sagrada
pobreza, a santa humildade e a inefável caridade, tal como poderás contemplar por todo o Espelho com a graças a Deus.
- 4a Carta à Inês
de Praga [4CCL], 14-18
Uma Leitura de os Princípios
Dia Dezoito – A Segunda Forma de
Serviço (continuação)
Assim como o
estudo devocional das Escrituras, todos reconhecem sua responsabilidade cristã
de buscar outros campos de estudo, tanto sagrados como seculares. Em
particular, há membros da Ordem que aceitam a tarefa de contribuir, através de
sua pesquisa e obras, para uma melhor compreensão da missão da igreja no mundo:
a aplicação dos princípios cristãos quanto ao uso e à distribuição das
riquezas, as questões concernentes à justiça e à paz e todas as outras questões
referentes à vida na fé.
Explorando mais a fundo
Se a oração nos chama a ouvir a Deus, o estudo nos convida a
aprender sobre Deus e a criação de Deus. Como Deus é, em última instância, incognoscível, não
há limites para nosso estudo. Quanto mais estudamos, mais
sabemos sobre Deus; quanto mais sabemos sobre Deus, mais nossa curiosidade é despertada para
aprender mais. O ciclo de aprendizagem e conhecimento é infinito,
como é o que estudamos,
incluindo, mas não limitado a livros, artes, pessoas e natureza.
O que estudar
A
Bíblia é a base de todo o nosso estudo, especialmente os
Evangelhos. Na raiz do carisma de Francisco e Clare está sua capacidade singular de estudar e viver o Evangelho.
Enquanto Francisco e Clara viviam o Evangelho de maneira quase literal, cada um
fez isso de maneira única:
Francisco como itinerante no mundo enquanto Clara ficou enclausurada, abrigada
do mundo. Se quisermos seguir as pegadas de nosso Senhor segundo os modos de
Francisco e Clara, também devemos
estudar o Evangelho, e seu contexto bíblico mais amplo, e aplicá-lo às nossas próprias vidas.
O teólogo quaker Richard Foster aconselha:
Nós vivemos como pessoas da verdade, significando que nos oferecemos como
embaixadores da Boa Nova para todos. Isso não acontece por um puro ato de
vontade. Acontece cultivando nossas atitudes e comportamento através da adoração regular, a leitura e estudo das Escrituras,
e nossas orações. Quanto mais nos alimentamos dessas fontes, mais verdadeiras
se tornam nossas vidas e menos vulneráveis à falsidade.
Fontes Franciscanas é a coleção definitiva de
documentos antigos de e sobre Francisco e Clara, atualmente disponível em Português. Estão incluídos os escritos de Francisco e Clara, numerosas biografias antigas começando com Tomás de
Celano, escrito logo após a morte de
Francisco, e As Fioretti de São Francisco (lendas de São Francisco e seus irmãos, muitas vezes
fictícios, que capturam a essência de vida entre os Frades Menores no dia a dia de
Francisco).
Materiais de TSSF
-Os Princípios nos dão os fundamentos básicos da própria Ordem, e estes, nós, pela obediência, lemos e estudamos diariamente em um ciclo mensal
para penetrar em seu significado. Ao fazermos isso, descobrimos nossa
particular vocação Francisclariana e como vivê-la em nossas vidas diárias. Assim, os Princípios se tornam a base para nossa Regra de Vida Pessoal.
- Essas Notas de Formação oferecem ferramentas para o desenvolvimento espiritual e
explicam nossa particular visão anglicana e
seculares sobre o modo de vida francisclariano. Leia e responda
a eles, idealmente em comunidade, uma lição regularmente durante a formação e periodicamente uma vez
professada.
-A Companheira Devocional oferece uma coleção de orações, liturgias e biografias dignas de estudo e
uso para incorporar a espiritualidade franciscana à sua vida de oração.
Biografias e espiritualidade sobre São
Francisco, Santa Clara e outros santos franciscanos, assim como material
(livros e outros formatos, como poesia, cinema e arte) sobre a espiritualidade
franciscana, são inestimáveis para nossa formação permanente como franciscan@s. Desde o
primeiro biógrafo
de Francisco, Tomás de Celano, até a mais recente biografia, esses materiais são retratos
que nos oferecem novos insights e novas visões do ethos francisclariano (ver
Lições 4-6 para algumas recomendações). Leia e discuta várias versões em vários formatos. Expanda seu coração e mente! E depois
compartilhe com outros terciários o que
você descobriu.
Outras tradições religiosas são importantes origens da espiritualidade franciscana,
especialmente as outras duas religiões abraâmicas, o judaísmo e o islã. Não deixe que os outros o persuadam de que fontes não
franciscanas são anátema; em vez disso, pratique a missiologia de São
Francisco e esteja aberto para entender outros pontos de vista (ver Lição
8).
O Espectro Inteiro
Livros (ficção e não-ficção), filmes, poesias, artes visuais, seminários e aulas, retiros, sobre todo tipo de tópicos,
desde física e astronomia, a política e medicina, romance e natureza, ajudam-nos a aumentar
nossa compreensão da criação de Deus, isto é, o mundo em que vivemos e
compartilhamos com toda a sua variedade e capricho. Como tertiari@s, vivemos vidas seculares enquanto membr@s de uma ordem
religiosa. Qualquer coisa que desperte nossa curiosidade, abra nossos corações à santidade essencial
da criação e à conexão de tudo isso, e nos incite a servir, cumpre a exigência do estudo francisclariano.
As possibilidades de estudo, em conteúdo e estilo, são ilimitadas.
Os elementos do estudo
1. Curiosidade: procura
entender quem, o que, quando, por que, como? Nunca está satisfeito. Um aprendizado leva a outro e outro e outro.
Nunca acaba.
2. De coração aberto: é um presente de
estudo. Abre-nos mais plenamente a Deus e aos nossos irmãos e irmãs e a toda a
criação; aumenta nossa mordomia do nosso frágil planeta terra; fortalece nossa ação intencional como
testemunhas franciscanas de paz e justiça; descobre a unidade de todas as
coisas e nosso lugar humilde no universo.
3. Questionando: lembra que
o estudo é um componente do
serviço, juntamente com a oração e o trabalho. Portanto, o estudo busca não
respostas, mas questões mais profundas e amplas. Nossa postura não é "eu sei"
mas "e daí"? Isto é, por que isso é importante? ”Como isso pode afetar minha vida, minha oração, meu serviço? meu
relacionamento com Deus, com os outros e com a criação? Minha regra de vida?
O objeto do estudo
O dia 18 dos Princípios declara que o objeto do estudo é que
contribuímos, “para uma
melhor compreensão da missão da igreja no mundo:
—A aplicação dos princípios cristãos ao uso e distribuição da riqueza;
— perguntas sobre
justiça e paz;
—E de todas as
outras questões relativas à vida de fé”.
Nosso estudo francisclariano não é apenas por educação, mas por treinamento cristão. Mesmo
que possamos estudar tudo e qualquer coisa, em última análise, ele
busca a aplicação prática da vida evangélica hoje, aqui e agora. O estudo aprimora e afia nosso
ministério, seja o trabalho secular ou da igreja, seja oração,
escrita ou atividade. O objetivo é o
ministério, que é servir aos outros e à nossa
frágil terra com “pobreza abençoada, santa humildade e inefável caridade”
(Santa Clara).
Discípulos do Evangelho
Em nossa primeira leitura das fontes franciscanas acima,
São Boaventura cita São Francisco
respondendo à questão do estudo com o seguinte: “Estou realmente satisfeito, desde que ... eles não
negligenciem o zelo pela oração e, contanto que estudem, não para saber o que
devem dizer, mas ... façam isso em prática. Quero que
meus irmãos sejam discípulos do evangelho,” disse ele.
Em Marcos 12:30, Jesus nos manda “amar o Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com
toda a sua mente e com todas as suas forças”. Certamente, Francisco teve isso, o primeiro grande
mandamento, em mente, quando ele fez sua resposta sobre o estudo. Pois o nosso
coração
não é o lugar da oração? E não é nossa mente o local de estudo? Não é a nossa força o
nosso trabalho? E não é a nossa alma o eu integrado dado inteiramente para servir
a Deus? Um discípulo do evangelho é aquele que exercita
um coração para amar, uma mente para pensar e mãos para servir. O estudo é essencial para os
outros dois modos de serviço, oração e trabalho.
Tome cuidado:
— Não permita
que o estudo distraia você do amor a Deus e do serviço humilde.
— Não use estudo
para auto-engrandecimento.
— Evite dizer "eu sei".
Refletir
1. Como os livros francisclarianos e os materiais de formação
o levam mais a fundo em seu chamado como terciári@ francisclaian@? Como você pode preencher as
lacunas em seu conhecimento sobre as vidas de Francisco e Clara? E quanto à história e à teologia Francisclariana?2. Tomando a sério
a advertência de
Francisco, como você garante que seu estudo o ajude a viver o chamado para o
discipulado do Evangelho “não extinguindo o Espírito de oração e devoção”?
Como você coloca seu estudo
em prática?
3. Como a Bíblia leva você a novos entendimentos
através da contemplação? Onde você encontra
alegrias, insights, ambigüidades, tensões e contradições? Como você os explora?
Contemplação e Ação
Nossos Princípios enfatizam o estudo “devocional” das escrituras como parte de nossa abordagem à aprendizagem. Uma excelente forma de estudo devocional
das escrituras é a Lectio Divina.
Em 2017, o Capítulo Provincial fez
um convite a todas as Irmandades para praticar a Lectio Divina na comunidade,
como forma de reacender a visão fundadora de São Francisco de que
"simplesmente vivamos o Evangelho".
Agora, estas Notas de Formação convidam você e suas irmandades a engajar as Escrituras como forma de
aprofundar sua vocação francisclariana.
Use a Lectio Divina na comunidade como uma maneira de discernir o que o Espírito está dizendo
quando procuramos "Reconstruir a Igreja". Considere compartilhar com
a Região e a Província o que você discerne ao orar e
estudar juntos.
ESCUTANDO PARA CRISTO A PALAVRA
•
Uma pessoa lê em voz alta a passagem selecionada das escrituras,
enquanto outras identificam uma palavra ou frase que seja especialmente
significativa para elas.
•
Silêncio por dois minutos.
•
Cada pessoa ouve e silenciosamente repete uma palavra ou
frase que atraiu.
•
Compartilhando em voz alta, cada pessoa declara aquela única palavra ou frase que
atraiu. Nenhuma elaboração ou discussão.
COMO CRISTO, A PALAVRA, FALA A MIM
•
Segunda Leitura da mesma passagem por outra pessoa.
•
Silêncio por dois minutos refletindo
sobre “Como o conteúdo desta leitura toca minha vida hoje?”
Compartilhe em voz alta, resumidamente, começando com “Eu ouço. . . ” ou “eu vejo....
O QUE A PALABRA DE
CRISTO, , ESTÁ CONVIDANDO A FAZER
•
Terceira leitura da mesma passagem por uma terceira
pessoa.
•
Silêncio por dois minutos refletindo
sobre “Como Francisclariano, eu acredito que Deus quer que eu
faça.
. .”
•
Compartilhe em voz alta o resultado da reflexão de cada
pessoa. Esteja especialmente ciente do que é compartilhado pela pessoa à sua direita.
•
Depois de compartilhar, ore por sua vez pela pessoa à sua direita.
•
Notas importantes: Qualquer um pode dizer “passar” a qualquer
momento. Se, em vez de compartilhar com o grupo, você preferir orar silenciosamente, simplesmente declare isso
em voz alta e conclua sua oração silenciosa com “Amém”.
•
Você pode praticar isso sozinho, se necessário, lendo e respondendo a si mesmo e a Jesus.
Compartilhe suas ideias com um Companheiro Espiritual e a comunidade maior.
1. As irmandades são convidadas a considerar como essas fontes podem nos
chamar para viver de maneira diferente:
a. apaixonante e tudo
consumido amor por Deus e vizinhos (incluindo o inimigo),
b. pequenas
comunidades de apoio / responsabilização para manter esse amor vivo,
c. profundidade
renovada de oração contemplativa e solitária,
d. relações específicas com pessoas necessitadas como fruto da nossa vida com Deus.
2. Tenha uma conversa sobre o que o atraiu ao carisma
francisclariano e o que o mantém na Terceira
Ordem. Como você pode convidar outras
pessoas para se juntarem a nós na missão?
Personalize sua regra
Depois de lutar com esta lição, que mudanças ou acréscimos você pode fazer para 6. A
Segunda Forma de Serviço, o Estudo
, da Regra Básica da Vida (ou para 6. o Estudo
se você está vivendo pela regra tradicional de 9 pontos) para torná-la mais adequado às suas circunstâncias particulares? O que você precisa fazer a fim de guardar o tempo dado para estudar? Discuta com seu companheiro espiritual.
Paz e Bem!
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