sábado, 16 de março de 2019

Notas de Formação - Lição 13

Notas de Formação
Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco de Assis (TSSF)
Região do Brasil - TSSF Brasil

A série Notas de Formação destina-se aos formandos da TSSF para estimular a conversação e a reflexão entre os companheiros de formação, seja em grupo ou individualmente com um companheiro espiritual ou sacerdote. Para obter o máximo dessas Notas, mês-a-mês, aconselhamos anotar suas reflexões pessoais em um diário.

Nesta postagem no blog Claras e Franciscos segue a Lição 13
Desejamos a todos e todas uma boa leitura.


Lição 13: Personalizando a Regra Básica da Vida:
Dos Princípios: 6. A Segunda Forma de Serviço:
O Estudo (Dia 17 e 18)

O que há neste estudo?
Esta lição explora o segundo caminho de serviço, estudo. Vamos ver como o estudo é parte integrante do banquinho de três pernas: oração, estudo e trabalho. Vamos olhar para os atributos e perigos do estudo para a nossa formação francisclariana.

Para começar a explorar:

1.    Os educadores reconhecem uma ampla gama de estilos de aprendizagem. Alguns aprendem melhor sozinhos, outros em grupos. Alguns preferem aprendizado prático, outros aprendem melhor lendo, ouvindo ou conversando. Qual é o seu estilo de aprendizado preferido? Como você aborda seus estudos francisclarianos?

2.    O que você leu sobre Francisco e/ou Clara? Como isso impactou sua visão deles como pessoas e do seu mundo? Você recomendaria essa leitura para alguém que estivesse procurando aprender mais sobre Francisco e/ou Clara?

3.    O Dia 18 dos Princípios especifica o dever de contribuir, por meio de pesquisa e redação, para melhorar nossa compreensão da missão da Igreja no mundo. De que outras maneiras alguém pode contribuir para nossa compreensão da missão da igreja no mundo? Como você se sente chamado a contribuir?

Da Regra Básica para Postulantes

    Usarei as Notas de Formação da Terceira Ordem e materiais de estudo da tradição francisclariana. Em meu estudo, estarei aberto para o que Deus está me revelando aqui e agora e como se aplica à minha vida diária.
6. A Segunda Forma de Serviço: O Estudo (Dias 17 & 18)

    Por meio do estudo, ampliarei minha compreensão da família francisclariana, das Escrituras, da Igreja, de outras tradições religiosas e também de questões seculares.
    Quando descubro que sou ignorante em termos substantivos, procurarei maneiras de aprender.

Aprendendo com as Fontes Franciscanas

As opiniões de Francisco sobre homens instruídos que entram na ordem
            Perguntado uma vez pelos frades, se lhe agradava que os letrados, já recebidos na Ordem, se dedicassem ao estudo da Sagrada Escritura, respondeu: Agrada-me, contanto que, porém, seguindo o exemplo de Cristo, que, como se lê, mais rezou do que leu, não omitam o empenho pela oração, nem estudem tanto para saber como devem falar, mas para pôr em prática o que tivessem escutado e, depois de praticá-lo, para proporem à prática dos outros. “Quero, disse, que meus frades sejam discípulos do Evangelho e, assim, progridam no conhecimento da verdade, que cresçam na pureza da simplicidade, a fim de não separarem a simplicidade das pombas da prudência das serpentes, que o Mestre exímio uniu com sua boca bendita”. —São Boaventura, Legenda Maior XI, 1:4

Aconselhamento de Francisco aos líderes da Ordem
            Depois da oração, [o líder] deve tornar-se disponível centralmente para possibilitar o acolhimento de todos, , e ele deve responder a todos e prover a todos com caridade, paciência e mansidão. Ele não deve ser favorito, de modo que ele  se importe menos com os simples e analfabetos do que com os instruídos e instruídas. Mesmo que lhe seja permitido o dom de aprender, ele deve suportar ainda mais, em seu comportamento, a imagem de piedade, simplicidade, paciência e humildade, e nutrir essas virtudes em si mesmo e nos outros, constantemente exercitando-os com paciência e inspirando outros a fazê-lo mais pelo exemplo do que pelas palavras.
            - Um Espelho da Perfeição do Estatuto de um Irmão Menor, Capítulo V, 80.

Clara sobre o espelho da perfeição
            Que sendo esplendor da glória eterna, é candor da luz eterna e espelho sem mancha. Olha neste Espelho todos os dias, ó rainha, esposa de Jesus Cristo, e espelha nele sem cessar, tua face, para, assim, te adornares toda, tanto interna quanto externamente, vestida e cercada de belezas, vestida também com as flores e o manto de todas as virtudes, como convém, filha e esposa caríssima do Rei Supremo. Neste Espelho, porém, refulge a sagrada pobreza, a santa humildade e a inefável caridade, tal como poderás contemplar por todo o Espelho com a graças a Deus.
 - 4a Carta à Inês de Praga [4CCL], 14-18

Uma Leitura de os Princípios
Dia Dezoito – A Segunda Forma de Serviço (continuação)
Assim como o estudo devocional das Escrituras, todos reconhecem sua responsabilidade cristã de buscar outros campos de estudo, tanto sagrados como seculares. Em particular, há membros da Ordem que aceitam a tarefa de contribuir, através de sua pesquisa e obras, para uma melhor compreensão da missão da igreja no mundo: a aplicação dos princípios cristãos quanto ao uso e à distribuição das riquezas, as questões concernentes à justiça e à paz e todas as outras questões referentes à vida na fé.

Explorando mais a fundo
            Se a oração nos chama a ouvir a Deus, o estudo nos convida a aprender sobre Deus e a criação de Deus. Como Deus é, em última instância, incognoscível, não há limites para nosso estudo. Quanto mais estudamos, mais sabemos sobre Deus; quanto mais sabemos sobre Deus, mais nossa curiosidade é despertada para aprender mais. O ciclo de aprendizagem e conhecimento é infinito, como é o que estudamos, incluindo, mas não limitado a livros, artes, pessoas e natureza.

O que estudar

A Bíblia é a base de todo o nosso estudo, especialmente os Evangelhos. Na raiz do carisma de Francisco e Clare está sua capacidade singular de estudar e viver o Evangelho. Enquanto Francisco e Clara viviam o Evangelho de maneira quase literal, cada um fez isso de maneira única: Francisco como itinerante no mundo enquanto Clara ficou enclausurada, abrigada do mundo. Se quisermos seguir as pegadas de nosso Senhor segundo os modos de Francisco e Clara, também devemos estudar o Evangelho, e seu contexto bíblico mais amplo, e aplicá-lo às nossas próprias vidas.
O teólogo quaker Richard Foster aconselha:
s vivemos como pessoas da verdade, significando que nos oferecemos como embaixadores da Boa Nova para todos. Isso não acontece por um puro ato de vontade. Acontece cultivando nossas atitudes e comportamento através da adoração regular, a leitura e estudo das Escrituras, e nossas orações. Quanto mais nos alimentamos dessas fontes, mais verdadeiras se tornam nossas vidas e menos vulneráveis ​​à falsidade.

Fontes Franciscanas é a coleção definitiva de documentos antigos de e sobre Francisco e Clara, atualmente disponível em Português. Estão incluídos os escritos de Francisco e Clara, numerosas biografias antigas começando com Tomás de Celano, escrito logo após a morte de Francisco, e As Fioretti de São Francisco (lendas de São Francisco e seus irmãos, muitas vezes fictícios, que capturam a essência de vida entre os Frades Menores no dia a dia de Francisco).

Materiais de TSSF
            -Os Princípios nos dão os fundamentos básicos da própria Ordem, e estes, nós, pela obediência, lemos e estudamos diariamente em um ciclo mensal para penetrar em seu significado. Ao fazermos isso, descobrimos nossa particular vocação Francisclariana e como vivê-la em nossas vidas diárias. Assim, os Princípios se tornam a base para nossa Regra de Vida Pessoal.
            - Essas Notas de Formação oferecem ferramentas para o desenvolvimento espiritual e explicam nossa particular visão anglicana e seculares sobre o modo de vida francisclariano. Leia e responda a eles, idealmente em comunidade, uma lição regularmente durante a formação e periodicamente uma vez professada.
            -A Companheira Devocional oferece uma coleção de orações, liturgias e biografias dignas de estudo e uso para incorporar a espiritualidade franciscana à sua vida de oração.

            Biografias e espiritualidade sobre São Francisco, Santa Clara e outros santos franciscanos, assim como material (livros e outros formatos, como poesia, cinema e arte) sobre a espiritualidade franciscana, são inestimáveis ​​para nossa formação permanente como franciscan@s. Desde o primeiro biógrafo de Francisco, Tomás de Celano, até a mais recente biografia, esses materiais são retratos que nos oferecem novos insights e novas visões do ethos francisclariano (ver Lições 4-6 para algumas recomendações). Leia e discuta várias versões em vários formatos. Expanda seu coração e mente! E depois compartilhe com outros terciários o que você descobriu.

            Outras tradições religiosas são importantes origens da espiritualidade franciscana, especialmente as outras duas religiões abraâmicas, o judaísmo e o islã. Não deixe que os outros o persuadam de que fontes não franciscanas são anátema; em vez disso, pratique a missiologia de São Francisco e esteja aberto para entender outros pontos de vista (ver Lição 8).

O Espectro Inteiro
            Livros (ficção e não-ficção), filmes, poesias, artes visuais, seminários e aulas, retiros, sobre todo tipo de tópicos, desde física e astronomia, a política e medicina, romance e natureza, ajudam-nos a aumentar nossa compreensão da criação de Deus, isto é, o mundo em que vivemos e compartilhamos com toda a sua variedade e capricho. Como tertiari@s, vivemos vidas seculares enquanto membr@s de uma ordem religiosa. Qualquer coisa que desperte nossa curiosidade, abra nossos corações à santidade essencial da criação e à conexão de tudo isso, e nos incite a servir, cumpre a exigência do estudo francisclariano. As possibilidades de estudo, em conteúdo e estilo, são ilimitadas.

Os elementos do estudo
1. Curiosidade: procura entender quem, o que, quando, por que, como? Nunca está satisfeito. Um aprendizado leva a outro e outro e outro. Nunca acaba.

2. De coração aberto: é um presente de estudo. Abre-nos mais plenamente a Deus e aos nossos irmãos e irmãs e a toda a criação; aumenta nossa mordomia do nosso frágil planeta terra; fortalece nossa ação intencional como testemunhas franciscanas de paz e justiça; descobre a unidade de todas as coisas e nosso lugar humilde no universo.

3. Questionando: lembra que o estudo é um componente do serviço, juntamente com a oração e o trabalho. Portanto, o estudo busca não respostas, mas questões mais profundas e amplas. Nossa postura não é "eu sei" mas "e daí"? Isto é, por que isso é importante? Como isso pode afetar minha vida, minha oração, meu serviço? meu relacionamento com Deus, com os outros e com a criação? Minha regra de vida?

O objeto do estudo
O dia 18 dos Princípios declara que o objeto do estudo é que contribuímos, para uma melhor compreensão da missão da igreja no mundo:
A aplicação dos princípios cristãos ao uso e distribuição da riqueza;
— perguntas sobre justiça e paz;
—E de todas as outras questões relativas à vida de fé.
Nosso estudo francisclariano não é apenas por educação, mas por treinamento cristão. Mesmo que possamos estudar tudo e qualquer coisa, em última análise, ele busca a aplicação prática da vida evangélica hoje, aqui e agora. O estudo aprimora e afia nosso ministério, seja o trabalho secular ou da igreja, seja oração, escrita ou atividade. O objetivo é o ministério, que é servir aos outros e à nossa frágil terra com pobreza abençoada, santa humildade e inefável caridade” (Santa Clara).

Discípulos do Evangelho
Em nossa primeira leitura das fontes franciscanas acima, São Boaventura cita São Francisco respondendo à questão do estudo com o seguinte: Estou realmente satisfeito, desde que ... eles não negligenciem o zelo pela oração e, contanto que estudem, não para saber o que devem dizer, mas ... façam isso em prática. Quero que meus irmãos sejam discípulos do evangelho,disse ele.
            Em Marcos 12:30, Jesus nos mandaamar o Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua mente e com todas as suas forças”. Certamente, Francisco teve isso, o primeiro grande mandamento, em mente, quando ele fez sua resposta sobre o estudo. Pois o nosso coração não é o lugar da oração? E não é nossa mente o local de estudo? Não é a nossa força o nosso trabalho? E não é a nossa alma o eu integrado dado inteiramente para servir a Deus? Um discípulo do evangelho é aquele que exercita um coração para amar, uma mente para pensar e mãos para servir. O estudo é essencial para os outros dois modos de serviço, oração e trabalho.

Tome cuidado:
Não permita que o estudo distraia você do amor a Deus e do serviço humilde.
Não use estudo para auto-engrandecimento.
— Evite dizer "eu sei".

Refletir
1. Como os livros francisclarianos e os materiais de formação o levam mais a fundo em seu chamado como terciári@ francisclaian@? Como você pode preencher as lacunas em seu conhecimento sobre as vidas de Francisco e Clara? E quanto à história e à teologia Francisclariana?2. Tomando a sério a advertência de Francisco, como você garante que seu estudo o ajude a viver o chamado para o discipulado do Evangelho “não extinguindo o Espírito de oração e devoção”? Como você coloca seu estudo em prática?

3. Como a Bíblia leva você a novos entendimentos através da contemplação? Onde você encontra alegrias, insights, ambigüidades, tensões e contradições? Como você os explora?

Contemplação e Ação

Nossos Princípios enfatizam o estudo “devocional” das escrituras como parte de nossa abordagem à aprendizagem. Uma excelente forma de estudo devocional das escrituras é a Lectio Divina.
            Em 2017, o Capítulo Provincial fez um convite a todas as Irmandades para praticar a Lectio Divina na comunidade, como forma de reacender a visão fundadora de São Francisco de que "simplesmente vivamos o Evangelho".
            Agora, estas Notas de Formação convidam você e suas irmandades a engajar as Escrituras como forma de aprofundar sua vocação francisclariana.
            Use a Lectio Divina na comunidade como uma maneira de discernir o que o Espírito está dizendo quando procuramos "Reconstruir a Igreja". Considere compartilhar com a Região e a Província o que você discerne ao orar e estudar juntos.

ESCUTANDO PARA CRISTO A PALAVRA
Uma pessoa lê em voz alta a passagem selecionada das escrituras, enquanto outras identificam uma palavra ou frase que seja especialmente significativa para elas.
• Silêncio por dois minutos.
Cada pessoa ouve e silenciosamente repete uma palavra ou frase que atraiu.
Compartilhando em voz alta, cada pessoa declara aquela única palavra ou frase que  atraiu. Nenhuma elaboração ou discussão.

COMO CRISTO, A PALAVRA, FALA A MIM
Segunda Leitura da mesma passagem por outra pessoa.
• Silêncio por dois minutos refletindo sobre Como o conteúdo desta leitura toca minha vida hoje?
Compartilhe em voz alta, resumidamente, começando com Eu ouço. . . ou eu vejo....

O QUE A PALABRA DE CRISTO, , ESTÁ CONVIDANDO A FAZER
Terceira leitura da mesma passagem por uma terceira pessoa.
• Silêncio por dois minutos refletindo sobre Como Francisclariano, eu acredito que Deus quer que eu faça. . .
Compartilhe em voz alta o resultado da reflexão de cada pessoa. Esteja especialmente ciente do que é compartilhado pela pessoa à sua direita.
Depois de compartilhar, ore por sua vez pela pessoa à sua direita.

   Notas importantes: Qualquer um pode dizer passara qualquer momento. Se, em vez de compartilhar com o grupo, você preferir orar silenciosamente, simplesmente declare isso em voz alta e conclua sua oração silenciosa com “Amém”.
   Você pode praticar isso sozinho, se necessário, lendo e respondendo a si mesmo e a Jesus. Compartilhe suas ideias com um Companheiro Espiritual e a comunidade maior.

1. As irmandades são convidadas a considerar como essas fontes podem nos chamar para viver de maneira diferente:
a. apaixonante e tudo consumido amor por Deus e vizinhos (incluindo o inimigo),
b. pequenas comunidades de apoio / responsabilização para manter esse amor vivo,
c. profundidade renovada de oração contemplativa e solitária,
d. relações específicas com pessoas necessitadas como fruto da nossa vida com Deus.

2. Tenha uma conversa sobre o que o atraiu ao carisma francisclariano e o que o mantém na Terceira Ordem. Como você pode convidar outras pessoas para se juntarem a nós na missão?

Personalize sua regra
            Depois de lutar com esta lição, que mudanças ou acréscimos você pode fazer para 6. A Segunda Forma de Serviço, o Estudo , da Regra sica da Vida (ou para 6. o Estudo se você está vivendo pela regra tradicional de 9 pontos) para torná-la mais adequado às suas circunstâncias particulares? O que você precisa fazer a fim de guardar o tempo dado para estudar? Discuta com seu companheiro espiritual.


Paz e Bem!

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