Notas de
Formação – Lições 1 e 2
A Terceira Ordem, Sociedade de São Francisco (TSSF) - Região do Brasil -
está lançando as Notas de Formação em duas partes, a Lição 1 e a Lição 2.
A Lição 1, a primeira parte das Notas de Formação consiste em explicar o
que é a Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco e como se dá o processo de
Formação para as pessoas que desejam fazer parte da TSSF. O estudo inicia
tratando sobre a vocação francisclariana, bebendo das fontes franciscanas, ou
seja, buscando inspiração nos primeiros de São Francisco de Assis ou no que seus
companheiros escreveram sobre sua vida.
Nesta postagem no blog Claras e Franciscos segue a Lição 1.
Desejamos a todos e todas uma boa leitura.
Notas de Formação
Terceira Ordem, Sociedade de São Francisco (TSSF) - Região do
Brasil
A série Notas de Formação destina-se aos formandos da TSSF para estimular a conversação e a reflexão entre os companheiros de formação, seja em grupo ou individualmente com um companheiro espiritual ou sacerdote.
Para obter o máximo dessas Notas, mês-a-mês, aconselhamos anotar suas reflexões pessoais em um diário.
Lição 1: O Que é a Terceira Ordem, Sociedade de São Francisco e o que é o processo de Formação?
O que está neste estudo? Exploramos
os começos da vocação franciscana, o que é a Terceira Ordem e o processo de
formação que nos ajuda a realizar a nossa vocação pessoal dentro da comunidade
TSSF.
Para começar a explorar
1. O que o atrai
para a vocação franciscana?
2. Como você imagina
viver por uma regra pessoal de vida e em comunidade, embora dispersa, como isso
pode fazer diferença em sua vida diária?
3. Quais são as
suas esperanças, perguntas e preocupações para começar o programa de formação
para se tornar um/a terciário(a)?
Aprendendo com as Fontes Franciscanas
Uma Mensagem de Paz
"Ide,
disse o doce pai aos filhos, anunciar a paz aos homens, pregai a penitência
para a remissão dos pecados. Sede pacientes nas tribulações, vigilantes na
oração, vigorosos no trabalho, modestos nos discursos, austeros nos costumes e
agradecidos nos benefícios, pois, por tudo isto, vos está preparando um Reino
eterno. E eles, prostrando-se, por terra, com humildade, diante do servo de
Deus, receberam, com alegria de espírito, a ordem da santa obediência."
São
Boaventura, Legenda Maior de São
Francisco 3:7
Fazer conhecer suas necessidades entre si
E um
manifeste ao outro com confiança a sua necessidade, para que se encontre o necessário
e lhe seja servido. E cada qual ame e nutra seu Irmão assim como a mãe ama e nutre
seu filho.
Regra Não Bulada (1221)
Capítulo IX
Da Recepção dos Irmãos e Irmãs
Se alguém, por
inspiração divina, querendo aceitar esta vida, vier aos nossos Irmãos, seja
recebido benignamente por eles. E, se estiver firme para aceitar a nossa vida,
cuidem-se muito os Irmãos de não se intrometerem nos seus negócios temporais,
mas apresentem-no, quanto antes, ao seu Ministro.
Regra Não Bulada (1221) Capítulo
II
Uma Leitura de os Princípios
Dia Quatro – O Objetivo (continuação)
Quando
São Francisco encorajou a formação da Terceira Ordem, ele reconheceu que muitos
são chamados a servir a Deus em espírito de Pobreza, Castidade e Obediência na vida
diária (diferentemente da aceitação literal desses princípios como nos votos
feitos pelos Irmãos e Irmãs das Ordens Primeira e Segunda). A Regra da Terceira
Ordem tem como intenção permitir que as obrigações e condições da vida diária
sejam conduzidas dentro deste espírito.
Explorando mais profundamente: Quem somos?
Francisco foi um ser
humano carismático que refletia o amor de Cristo e vivia o Evangelho na sua
vida. Quase todos que o conheceram o amaram e queriam seguir o seu caminho. A
vocação franciscana estava aberta a todos e não estava limitada à vida
celibatária dos sem-teto e pobres.
Francisco,
rapidamente, viu que o povo que levava uma vida comum tinha sido chamado a
servir a Deus com corações e vidas totalmente comprometidos. Assim, há mais de
800 anos, nasceram os Irmãos e Irmãs da Penitência.
As três expressões
dentro da vocação franciscana, as Ordens Primeira, Segunda e Terceira, incorporam
a trindade amorosa da co-igualdade e mutualidade. Na Comunhão Anglicana, a
Primeira Ordem consiste dos Irmãos da Sociedade de São Francisco (SSF) e as
Irmãs da Comunidade de São Francisco (CSF); a Segunda Ordem, as Irmãs da
Comunidade de Santa Clara (CSCI); e os Irmãos e Irmãs da Terceira Ordem (TSSF).
As Primeira e Segunda Ordens moram juntos nas suas comunidades particulares,
enquanto a Terceira Ordem consiste de homens e mulheres nas caminhadas ordinárias
de vida e moram na comunidade na dispersão. A expressão "Terceira
Ordem" denota uma ordem religiosa que vive sob regra e votos, fora de um
convento, geralmente sem hábitos ou trajes religiosos, na vida secular
ordinária.
É um chamado
específico: somos chamados a refletir o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo
e seu amor incondicional em qualquer lugar em que sejamos chamados a servir.
Permanecemos uma “Ordem
de Penitentes”, embora nos chamemos “terciários/as”, e nossos irmãos e irmãs
católicos romanos se chamem de “franciscanos seculares.” A palavra “penitente”
tem raiz na palavra grega metanoia: de se voltar (ou
re-tornar) para Deus. Esse é o nosso primeiro foco como “penitentes”: estar
sempre voltando nossas faces e nosso ser interior para nosso bem-amado Senhor.
Nos esforçamos pela paz e unidade na família de Deus através do Evangelho
vivendo segundo os modos de São Francisco. O primeiro foco é ordenar nossas
próprias vidas, aprender a viver a Regra como indivíduos em uma comunidade
dispersa. Esse é um processo de internalização e nos encontramos ordenando tudo
em conformidade com o enfoque que nossa Regra requer. Isso acontece devagar e
imperceptivelmente; com o passar do tempo, viver essa Regra se transforma de um
esforço consciente a uma parte integrante do nosso ser. A Regra se torna nosso
centro de orientação interior que permeia nossas ações e palavras. Formar nossa
natureza espiritual por meio da vivência da regra de vida com responsabilidade
à comunidade é uma antiga tradição. Qualquer regra, franciscana ou outra
qualquer, geralmente inclui práticas diretas para conhecer melhor o Senhor
(oração pessoal e estudo do Evangelho), para conhecer melhor a nós mesmos
(oração pessoal, direção espiritual e auto-exame) e esforçar-nos para tornarmos
plenos em Cristo (mais oração pessoal, penitência e negação de si mesmo).
Ao invés de trancar-se
num mosteiro, Francisco saiu e abraçou o mundo inteiro com braços abertos –
assim como seu modelo, o Cristo crucificado. Seu alcance se fundamentava nas insinuações
do Espírito Santo que ele percebia em sua profunda vida de oração, e nos
Evangelhos e na comunidade. E ele fazia todas as coisas com grande coração e
muita alegria. Oração que leva à ação, generosidade e júbilo de espírito,
cuidadoso discernimento e muita proximidade com os ensinamentos e exemplos do
nosso Senhor Jesus Cristo devem caracterizar nossa maneira de ser no mundo, tal
como caracterizavam an a Francisco.
Somos chamados a
comunidade, assim como foi Francisco, embora geralmente não
moremos juntos. Somos
chamados a orar, estudar e trabalhar para o reino vindouro de Deus. Somos chamados
a conformar nossas vidas e valores ao modelo do Evangelho embora vivendo em
nossas vidas particulares seculares.
Para Reflexão:
2. O que mais anima você em
relação à sua regra pessoal? O que mais desafia você?
3. Que ação concreta você pode
realizar agora em resposta ao que foi discutido nesta lição?
Passos no Processo de Formação:
Aspirante: Aqueles que se sentirem chamados a uma
vida dentro da TSSF podem buscar admissão como Postulante, preenchendo o Questionário
Pessoal e entregando-o ao Diretor de Formação junto com um esboço de sua Regra
de Vida.
Postulante: O estágio de Postulante demora, normalmente, 6 meses. O Postulante
deve procurar um Companheiro Espiritual para acompanhá-lo em sua jornada franciscana.
Quando disponível, o Postulante participará regularmente do grupo de Formação
local ou Fraternidade onde o Postulante vai aprender e refletir sobre a
observância da sua Regra, e mais geralmente, sobre sua vida franciscana.
Noviço: Normalmente, seis meses ou mais depois da sua aceitação, o
Postulante pode solicitar ao Diretor de Formação admissão como Noviço. A
cerimônia de Admissão de Noviço iniciará o tempo do Noviciado. O Noviço fará o
curso de treinamento prescrito pelo Diretor de Formação, normalmente sendo una
continuação do programa do Postulante, para aprofundar seu entendimento da vida
franciscana e a observância da sua Regra de Vida.
Nota: Um pedido de admissão para a
TSSF de alguém que foi professo numa comunidade religiosa e dispensado destes
votos, será feito ao Capelão que determinará, em consulta com o Diretor de
Formação, um período de formação de não menos de doze meses, apropriado à
situação do candidato. Com a aprovação do Capítulo, o candidato pode professar
na Terceira Ordem.
Profissão: Normalmente,
depois de pelo menos dois anos de noviciado, e ao ser convidado pelo Diretor de
Formação, o Noviço entregará por escrito seu pedido para profissão ao Diretor
de Formação. Cartas de apoio podem ser enviadas ao Diretor de Formação. O Diretor
de Formação junto com o Capelão apresentarão o candidato ao Capítulo para
eleição à Profissão. A cerimônia de Profissão marca o novo membro Professo,
onde ele ou ela recebe a Cruz de Profissão e o Mandato de Profissão assinado. O
membro Professo deve usar a cruz como o símbolo de membresia na Terceira Ordem.
Notas de Formação TSSF Brasil
Belo trabalho de divulgação desse carisma em nossa tradição eclesial.Vamos continuar na divulgação de nossa espiritualidade em nossa Paróquia Anglicana da Virgem Maria e na Diocese Anglicana do Recife.
ResponderExcluirGostaria de fazer parte da ordem.
ResponderExcluirQual seu contato?
Excluirzozayah@yahoo.com.br.
ExcluirPaz e Bem.
Fiquei sendo o auxiliar na área de Formação para a TSSF aqui no Nordeste. Necessito muito de sua ajuda. Linkei a sua LIÇÃO Nº 1 ao meu site www.revjbs.com.br pelo que, já agradeço a sua permissão. Grato, revdo. Josafá-TSSF NE Salvador Ba.
Muito interessante.
ResponderExcluirEstou gostando muito aprender a vida e dedicação de um Santo que em suas atitudes modificou muito a sua época, e, tão atual ao mesmo tempo...
Que o Senhor me mostre dia a dia como melhor servir a Ele e aos nossos irmãos. Sou grato pela disponibilidade de apresentar de modo tão simples estes desafios grandes e profundos de uma vida consagrada.
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